terça-feira, 30 de maio de 2017

Bauernfest terá Concurso de Cuca Alemã

Competição será no dia 25 de junho, às 16h, no Palácio de Cristal



A culinária tipicamente alemã também é um dos grandes atrativos da Bauernfest, que nesta edição terá mais uma novidade com o Concurso de Cuca. Não se sabe se a origem real do quitute de fato é alemã, mas o bolo se tornou uma receita tradicional das cidades que tiveram seus primeiros habitantes vindos da Alemanha. Para resgatar em Petrópolis essa tradição, a Festa do Colono Alemão vai realizar o concurso que abre inscrição gratuita nesta quinta-feira (1º.06) e segue até 14 de junho. A competição que vai escolher a melhor cuca, avaliada em vários quesitos, será no dia 25 de junho, às 16h, no Palácio de Cristal.

“Com o concurso, queremos resgatar as receitas antigas e trazê-las para o tempo presente”, explicou Emygdia Hoelz, presidente do Clube 29 de Junho, que vai avaliar os concorrentes e escolher a cuca mais original. Antigamente, esse bolo era considerado um prato raro servido somente em ocasiões especiais – por causa da matéria-prima, a farinha, ser um ingrediente caro. Mas rapidamente a cuca alemã se tornou popular e um dos quitutes mais adorados, feito com coberturas diversas, com banana, farofa, maça, laranja e uva, ou a combinação delas.

As inscrições devem ser feitas na Diretoria de Cultura do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, de 10 às 13h e de 14 às 17h. Para participar é preciso entregar, no ato da inscrição, cópia do RG, CPF e Comprovante de Residência, além de uma cópia da receita em envelope lacrado com o nome do participante. O produto será apresentado somente no dia do concurso, no Palácio de Cristal. Integrantes da diretoria do Clube 29 de Junho, que vão compor o júri, bem como seus familiares, não podem participar da competição.

Além do sabor, onde vários critérios serão analisados, o aspecto visual e a apresentação do produto também serão avaliados pelo júri. Textura e sabor da massa e recheio; equilíbrio e harmonia entre os sabores; respeito às origens da receita; tradição e também inovação e criatividade, respeitando a tradição e origem, estão nos quesitos que serão avaliados com pontuação. Depois de selecionar três finalistas, o resultado final terá um vencedor que será premiado com um jantar com direito a acompanhante em um restaurante da cidade.

Mais informações sobre inscrição e o concurso podem ser obtidas no regulamento, que será publicado no site da Prefeitura, e na Diretoria de Cultura do IMCE pelo telefone 2233-1208.



Andressa Canejo
Ascom - IMCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário