quarta-feira, 10 de maio de 2017

Cultura Inglesa promove campanha de doação de sangue em Petrópolis

Material será destinado ao banco de sangue do Hospital Santa Teresa


Paula Pereira - gerente da filial Petrópolis, Letícia Esteves, Giovanna Gonçalves, João Flávio Braga, Clevis Barboza, Ana Luiza Gomes, professora Simone Portes Santos, Laura Argon, Matheus Campos, Gabriel Lima, Lucas Ferrari, Vitor Amaral, Eduarda Brant e Beatriz Damico.

Com o objetivo de conscientizar os alunos da importância e benefícios da doação de sangue, a Cultura Inglesa de Petrópolis irá promover a campanha Share life, give blood (compartilhe vida, doe sangue), a partir do dia 2 de maio. O banco de sangue do Hospital Santa Teresa foi o escolhido para receber as doações e irá participar ativamente da ação junto com os alunos e professores.

As atividades da ação incluem uma espécie de gincana: os alunos serão divididos em dois grupos, red (vermelho) e blue (azul), e o que alcançar o maior número de doadores até o dia 31 de maio será o vencedor.  O banco de sangue do hospital Santa Teresa ficará responsável pelo controle dos doadores para as equipes, além de registrar o nome do aluno que levou o doador.

Os alunos também irã produzir um vídeo que será apresentado em todas as salas de aula no primeiro dia da campanha, além de serem incentivados a usar a hashtag #culturaisinmyblood (cultura está no meu sangue) em suas redes sociais, estimulando amigos e parentes a doarem sangue.

“Esperamos que nossos alunos sejam agentes multiplicadores desta ação e se tornem doadores.  Acreditamos no sucesso deste projeto e esperamos contribuir para formar cidadãos mais solidários”, explica Simone Santos, professora da Cultura Inglesa de Petrópolis e idealizadora da campanha.

O Hospital Santa Teresa também fará palestras nos dias 15 e 16 de maio para passar mais informações sobre doação de sangue. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), somente 1,8% da população brasileira entre 16 e 69 anos doa sangue, quando o ideal seria uma taxa variável entre 3% a 5%. O Banco de Sangue Santa Teresa é responsável por realizar, em média, 650 transfusões por mês e precisa de 65 doações por dia para atender esta demanda com segurança.

O sangue coletado ajuda a salvar vidas de pacientes tanto do SUS quanto da rede particular que dependem dessas doações todos os dias. “Não há substituto artificial para o sangue. Quando há necessidade de transfusão, seja por um tratamento, uma doença ou uma cirurgia, apenas sangue pode substituí-lo. É por isso que é tão importante a doação e campanhas de incentivo como essa que está sendo promovida pela Cultura Inglesa”, explica Rodrigo Moreira, captador do Banco de Sangue Santa Teresa.


É fácil doar

Para doar basta comparecer ao Banco de Sangue Santa Teresa, localizado na rua Paulino Afonso, 477, bairro Bingen (térreo do Hospital Santa Teresa), em qualquer dia da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h. O local possui estacionamento para doadores.

Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos de idade e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos.

No local, basta apresentar um documento oficial com foto (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem e/ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.

Mais informações : (24) 2245-2324 ou (24) 99269-4355.


Cultura Inglesa
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário