terça-feira, 9 de maio de 2017

Livro sobre a história do metrô do Rio será lançado na Casa de Cláudio de Souza


Casa de Cláudio de Souza

Aspectos históricos da construção do metrô da cidade do Rio de Janeiro e sua operação até os dias de hoje, incluindo um amplo acervo fotográfico, vão estar reunidos na obra “Metrô – os trilhos que mudaram o Rio”, de autoria da engenheira e consultora da área de transportes, Angela França, com lançamento agendado para o próximo dia 17 de maio, quarta-feira, a partir das 19h, na Casa de Cláudio de Souza, unidade do Museu Imperial.

Entrelaçando a história do metrô, um significativo passo na área de transporte urbano, com a do próprio Rio, os relatos existentes na obra são assinados por quem vivenciou de perto toda a construção: Angela França iniciou sua carreira na Companhia do Metropolitano do Rio de Janeiro, em 1976.

O livro revela todas as dificuldades na construção do metrô, exigindo engenhosidade e criatividade da engenharia, bem como as encontradas em função da geografia da cidade; a necessidade de revitalização da cidade com a reurbanização dos locais públicos; o arrojado projeto arquitetônico modernista que rendeu um prêmio do Instituto de Arquitetos do Brasil; e os transtornos que a obra causou ao comércio. “O metrô levou 11 anos, desde a criação da Companhia até rodar o primeiro carro, mas por ser um sistema totalmente inovador para a época, eficiente, seguro, confortável, moderno e rápido, os cariocas logo se encantaram pelo novo meio de transporte”, afirma a autora. Ela teve a oportunidade de vivenciar um momento único e marcante que foi o de participar da primeira descida do trem ao túnel para o teste de gabarito

Com a chegada do metrô, o Rio de Janeiro passou a listar nas grandes cidades da América Latina a ter um dos mais modernos sistemas de transporte. O sistema contribuiu significativamente para o desenvolvimento econômico e social do Rio de Janeiro. Foi o primeiro metrô do Brasil a oferecer ar condicionado em seus carros. Toda esta trajetória, influência e interferência do metrô no Rio, estão relatadas no livro “Metrô – os trilhos que mudaram o Rio”.


A engenheira eletricista Angela França trabalhou na Companhia do Metropolitano do Rio de Janeiro durante 35 anos, onde implantou o sistema de normalização técnica. Na Companhia de Transportes sobre Trilhos do Estado do Rio de Janeiro, foi a responsável pelo programa de fixação e desenvolvimento tecnológico. Ocupou a presidência do Comitê Brasileiro Metro Ferroviário – CB-6 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas por três mandatos consecutivos.  Foi membro participante da elaboração do termo de referência do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade. É autora de diversos CDs de programas de qualidade, entre eles o Programa 5S sem segredos.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247.

SERVIÇO
O quê: lançamento do livro “Metrô – os trilhos que mudaram o Rio”, de Angela França
Quando: 17 de maio de 2017 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Casa de Cláudio de Souza
            Praça da Liberdade, 247 – Petrópolis – RJ
Entrada franca
Mais informações(24) 2231-5156 / 2231-4722

Rosane de Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário