quinta-feira, 8 de junho de 2017

17º Festival de Inverno de Petrópolis

 Concertos, ópera, música popular e instrumental, shows e atividades infantis estão entre as atrações que vão tomar conta da cidade em 10 dias de programação intensa e gratuita




Petrópolis, a Cidade Imperial, se prepara para ser aquecida nesta estação com a realização do 17º Festival de Inverno de Petrópolis. O evento, que acontece de 7 a 16 de julho, é reconhecido como um dos festivais de música mais importantes do Brasil. O Festival ocorrerá no Centro Histórico de Petrópolis, em diversos espaços emblemáticos da cidade como a Catedral São Pedro de Alcântara, Museu Imperial, Palácio de Cristal, Theatro D. Pedro, Hotel Solar do Império, Praça da Liberdade e Centro de Cultura Raul de Leoni. Com 10 dias de festa, o Festival deve atrair centenas de moradores e turistas que poderão apreciar espetáculos da mais alta qualidade e de diferentes gêneros musicais.

Festival de Inverno de Petrópolis 2017 é uma realização do Instituto Dell’Arte, fundado e presidido pela professora de piano e empresária, Myrian Dauelsberg. “É nossa função contribuir para a democratização de cultura e inclusão social através das artes, além do apoio aos talentos da nova geração”, destacou Myrian Dauelsberg. “Este festival é fruto da parceria entre entidades, empresas e pessoas que acreditam na arte como fator de transformação da sociedade. A realização do 17º FIPET só vai ser possível porque contamos com a sensibilidade dos nossos parceiros, e juntos, conjugamos esforços para oferecer gratuidade nos espetáculos. O importante é proporcionarmos acesso livre ao público a espetáculos de qualidade”.   

O prefeito Bernardo Rossi destacou a relevância do evento e sua contribuição para a cidade. “Petrópolis é conhecida por sua cultura e o Festival de Inverno de Petrópolis tem importante papel nesse reconhecimento, pois é um dos grandes eventos do calendário oficial do município. É um festival consolidado com uma proposta incrível de levar ao grande público a música erudita, clássica, e também popular com uma programação de grandes nomes da cena cultural. O FIPET é um evento esperado pelo público, que valoriza a cultura, contribui para o turismo e tem grande importância para a cidade”.

Instituto Dell’Arte promove o 17º Festival de Inverno de Petrópolis em parceria com a Prefeitura Municipal de PetrópolisTurisPetroFundação CESGRANRIO e SESI, e apoio da Escola de Música da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. O patrocínio é de Águas do Imperador.


PROGRAMAÇÃO

A abertura oficial do evento será no dia 7 de julhosexta-feiraàs 20h, na bela Catedral São Pedro de Alcântara - construída em homenagem ao Imperador D. Pedro II – apresentando um concerto da Orquestra Sinfônica CESGRANRIO sob a regência do Maestro Eder Paolozzi, com a participação especial do Coral dos Canarinhos de Petrópolis. Programado também para o santuário um recital de órgão com o maestro Marco Aurélio Lischt.  

Mark Lambert

No deslumbrante cenário do Palácio de Cristal - encomendado pelo Conde D’Eu e inaugurado em 1884 para abrigar exposições de produtos hortícolas e pássaros da região - a série “SESI Cristal Jazz” traz grandes nomes da música brasileira como Gilson Peranzzetta, Mauro Senise e Mark Lambert, além de show com Mariano Trio e atrações infantis.


Grupo Quinta Essência

Museu Imperial será palco dos concorridos “Concertos ao Meio Dia”, projeto de formação de plateia e de apoio à nova geração de pianistas, com apresentações de: João Elias e Aleyson Scopel, Silas Barbosa e Patrícia Glatzl, Lígia Moreno e André Signorelli e dos românticos “Concertos à Luz de Velas”, com o grupo Quinta Essentia. Ainda no Palácio Imperial, bate-papo com artistas de primeira grandeza, como Ana Botafogo falando dos bastidores dos grandes ballets.


Roberta Spindel - Fina Flor

Apresentações de ópera e shows estão programadas para acontecer no Theatro D. Pedro, referência cultural e artística. O prédio traz traços da arquitetura art-nouveau e art-déco. No local teremos a banda BlueBeetles; a Ópera Viva La Mamma de Donizetti e o coral Brasil Ensemble, ambos da Escola de Música da UFRJ, o grupo PianOrquestra e os espetáculos“Começaria tudo outra vez - Um tributo a Gonzaguinha“ e “Fina Flor“ de Roberta Spindel, além do concerto de encerramento com Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.


Banda BlueBeetles

Duas versões do “Chá Musical” vão acontecer no Hotel Solar do Império, belo casarão construído em 1875, o espetáculo “A Flauta Mágica”, e uma tarde de canções francesas, com o Chansonnier Pascal Maurice. 

Praça da Liberdade - projeto paisagístico assinado pelo botânico francês Auguste Glaziou, de 1886 - vai abrigar o tradicional e animado “O Festival vai à Praça”, com apresentações de grupos artísticos de alunos das escolas municipais, projeto em parceria com a Secretaria municipal de Educação de Petrópolis.

Centro de Cultura Raul de Leoni será palco para a peça de teatro “Quem é você”, do projeto Teatro nas Escolas, da Fundação CESGRANRIO e as já concorridas oficinas infantis.
  
Tradição mantida, a “Campanha da Solidariedade” está presente também nesta edição. A campanha tem como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis para instituições carentes. Pede-se a doação de um alimento como ingresso nos espetáculos programados.

17 º Festival de Inverno de Petrópolis/Instituto Dell’Arte 
7 a 16 de julho de 2016
Mais informações:
*programação sujeita a alterações

SERVIÇO - LOCAIS


CATEDRAL SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA
Rua São Pedro de Alcântara, 60 - Centro
Tel: 24 2242-4300
Capacidade: 506 lugares sentados – 1.500 em pé
Estacionamento gratuito em frente à Catedral: 300 carros
Acesso para deficientes
ENTRADA FRANCA

MUSEU IMPERIAL - Rua da Imperatriz, 220 - Centro
Tel:  24- 2233-0300 / 
2233-0309
Capacidade da Sala Multimídia (palestras): 70 lugares
Capacidade da Sala de Exposições: 100 lugares
Cineteatro: 150 pessoas
Acesso para deficientes
Não possui estacionamento
Senhas 1h antes de cada apresentação na bilheteria do Museu, de terça a domingo, de 11 às 17h30m
ENTRADA FRANCA

THEATRO D. PEDRO - Praça dos Expedicionários, s/n - Centro
Tel: 24 2235-3833
Capacidade: 510 lugares
Acesso para deficientes
Não possui estacionamento
ENTRADA FRANCA

PALÁCIO DE CRISTAL - Rua Alfredo Pachá ,s/n - Centro
Tel: 24 2247-3721
Capacidade do local: 250 pessoas sentadas – 500 em pé
Acesso para deficientes
Não possui estacionamento
ENTRADA FRANCA

PRAÇA DA LIBERDADE - Situada no encontro da Av. Roberto Silveira, Av. Koeler, R. Dr. Nélson de Sá Earp e R. Barão de Amazonas – Centro
ENTRADA FRANCA

CENTRO CULTURAL RAUL DE LEONI - Praça Visconde de Mauá, 305 - Centro
Tel.: 24 2247-3747
Capacidade: 50 pessoas
ENTRADA FRANCA

HOTEL SOLAR DO IMPÉRIO
Av. Koeler, 376 - Centro
Tel : 24 2103-3000
Capacidade: 80 lugares
Tem estacionamento gratuito
Acesso para deficientes




Reg Murray - Assessoria de Imprensa

Foto de Roberta Spindel - Créditos: Marcus Gulle



Nenhum comentário:

Postar um comentário